sábado, 28 de abril de 2018

O sumiço de Dona Lourdes: Fim do mistério!



Manhã de segunda-feira.

Acordo e sinto aquele cheirinho de pão quentinho pelo corredor. Chego na cozinha e encontro a mesa de café posta e nada de Dona Lourdes.




A julgar pelo café quentinho e o pão fresquinho, ele esteve por ali há pouco.

Reparo que tem roupa pendurada no varal.

- Que estranho… ela anda muito misteriosa. Só vem em casa pra comer e tomar banho… acho que nem dormindo aqui está... 


Tomo meu café, junto minhas coisas e desço as escadas, indo para o trabalho. Correndo!

No meio do caminho alguém desliga o alarme que, geralmente, desligamos quando chegamos no hall do prédio ou direto nos aparelhos de interfone.
Muito estranho.
Chego na portaria e, ainda no hall, tiro o celular do bolso da calça pra chamar o Uber. Instantes depois, ele toca: era Dona Lordes!
- Alô, Seu Gil? Aqui é Lourdes, Lourdes falando!
- Onde a senhora está? O que está acontecendo? Que sumiço estranho é esse?
- Cruzes… nem um bom dia, heim bocó? Educação aí passou longe, eita lelê… coitada da falecida Angelina, sua mãe… te educou tão bem… TSC TSC TSC (ela faz barulhinhos estalando a língua, condenando minha atitude)... Estou ligando pra avisar que caiu um papel do seu bolso, quando sacou o telefone, seu ma-la-gra-de-ci-do (fala, silabicamente).

Olho pro chão e lá estava. Olho pros lados, procurando-a:




- Como a senhora sabe disso??






Ela dá uma risada alta, tão alta, mas tãããããão alta, que deu pra ouvir sua nada discreta gargalhada ecoando na garagem.

- Eu tudo vejo, Seu Gil! E, por falar nisso: seu Úbe chegou, bocó. E não se esqueça de fechar o portão, porque o filho do Seu Carlos do 802 largou tudo aberto pela manhã. Aquele traquinas! Mas, como tudo vejo: avisei Seu Carlos.

- Não é possível... Nem eu vi o carro daqui de dentro! E como que a senhora tem sabido tando dos vizinhos? Tem caroço nesse angu!

- Não tem angu nenhum! Aliás, daqui a pouco preciso subir pra pensar no que fazer de almoço.

- Subir? Acho que estou entendendo …

- Aproveite que a Dona Marina está chegando da caminhada e avise a ela que o jornal dela está na caixa de correspondências.

- Mas, como que a senhora sabe que ela está chegando?

Mal acabo de falar, Dona Marina surge na porta do hall.

- Olá, Sr. Gil! Bom dia! Bem que Dona Lourdes falou que o encontraria aqui e que teria um recado pra mim…

- Ah… Sim… é… seu jornal. Ele está na caixa de correios…

- Ah, muito obrigada, querido! Bom dia!

- Bom dia...

Olho pra câmera do hall e tenho uma suspeita. Coloco a mochila no chão e ando em direção à garagem, ainda com o celular no ouvido.

- Bocó, o Úbe tá esperando... Onde o senhor tá vindo, digo, indo? Esqueceu a mochila no chão.. olha, olha! Mochila no chão espanta dinheiro!!

Vou até à garagem do prédio e vejo que a luz do quartinho  está acesa. Paro diante da porta e abro-a vagarosamente. Bingo: lá estava nossa desaparecidinha!

- DONA LOURDES!

- AAAAI, QUE SUSTO! - grita, enquanto derruba no chão um prato de plástico vermelho cheio de biscoitos de polvilho e uma caneca de achocolatado (diet, que fique claro).

- Mas o que a SENHORA está fazendo aqui?

- Eu é que pergunto o que o SENHOR está fazendo aqui! HRUM! Seu úbe tá lá, esperando! Alá… (aponta para o monitor e dá um tapa na coxa esquerda) – Xi… foi embora. Viu, bocó! Vai perder estrelinhas no app… coinfeito...

Ela estava aboletada na sala de monitoramento do prédio!

Quando abri a porta, a cena foi muito inusitada: ela havia transformado a sala de monitoramento num acampamento: na estante onde deveria estar o material de limpeza, ela organizou o “material de lanche”: pães, biscoitos, cafeteira e sanduicheira. Até nossa fritadeira a ar estava lá. Uma cadeira de praia (que fica no terraço), com uma bela manta jogada em cima; ao lado, numa mesinha, um caderno de anotações com caneta e uma lupa (pra quando esquece de levar os óculos); na janela, nossa cortininha de voal da janela da cozinha; a bolsa de lona vermelha entreaberta e roupas aparecendo, um travesseiro e a TV de 14 polegadas do
escritório que, segundo ela, havia levado para arrumar na sexta-feira. Ou seja: ela tornou o lugar super habitável e cheio de crochet pra todo lado. Muito crochet! MUITO!!! Era crochet até na descarga do banheiro!

- Vamos, explique-se! Explique-se muito bem amparada em uma boa justificativa porque tem uma renca de gente no prédio chateada com a senhora, de tando sair falando delas de um pra outro...


- Gente… mas o que eu fiz? Sou só uma senhora indefesa, e honesta, e humilde e amiga… e… e., cof cof (tossidinhas chamadoras de perdão que não funcionavam mais comigo)… não estou entendendo por quê desse disparate para com minha pessoa...

- Dona Lourdes Maria de Souza, a senhora não me enrola com esse papo doce! Trate de ir se explicando.

- Papagaio… quando ele me chama pelo nome todo, não é bom – fala, coçando o alto da cabeça.

- Não está nada bom! Anda, desembucha! Estou aguardando.

- Enfim.. bem, Seu Gil, tenho uma explicação muito plausível…

- E qual seria essa explicação?

- Primeiramente achei que o Juca, o porteiro, estava cansado, cabisbaixo, meditabundo, semicunsfláustico…. Aí, dei folga pra ele.

- Como assim? A senhora nem é síndica!

- Quanto à síndica.. bem.. ela viajou e… e me pediu que ficasse de olho nas coisas.

- Dona Lourdes.. “ficar de olho” é só maneira de se falar…

- Ué… sou bem mandada.. tão bem, mas tão bem, que dei folga pro porteiro para, euzinha mesma, poder tomar conta da casa mais vigiada do nosso bairro: a nossa!!! “êêêê!!!” - ela faz carinha de festa, a qual não é correspondida por mim.


- Como assim?

- Bem… Serei sincera com o senhor (ela se levanta, arqueia as sobrancelhas e fica batendo as pontas dos dedos de uma mão na outra): o senhor sabe que sou apaixonada pelo BBB, não é mesmo?

- Ô! Se sei... 

- Pois bem. Desde que o Big Brother acabou que eu estava sentindo, assim, um vaziiiiiiio no meu dia, sabe? Aquele maraaaaaasmo (ela arqueia mais ainda as sobrancelhas e inclina a cabeça para um lado e para o outro, na hora em que estica as vogais)… aí, resolvi me aboletar aqui no quartinho dos monitores, pra ficar vigiando o povo…

- Então a senhora surtou depois que o BBB acabou? É isso? E deve tá achando que tá no quarto do líder, né?

- Exatamente!!! E comprei até o roupão oficial (tira-o de dentro da bolsa vermelha). Chegou ontem… e outra: aqui (ela aponta para os monitores) nem preciso usar seu cartão pra pagar os canais exclusivos de assinante… só o roupão. Muito franca!

- Como assim “meu cartao”? Eu que tô pagando o roupão??

Ela tenta me engabelar...

- Xiiiii…. Seu Gil: olha a hora do serviço! Chame JÁ outro Úbe !!! (desconversa).. olha a hora do serviço, heim? Aqui é vida real, alguém tem que trabalhar de verdade  HAHAHAHAHAHAHAHAHA

- Pois acabei de colocar a senhora no paredão! E a notícia é que a senhora é a única indicada…

- Ah! Mas fique feliz, porque tô fazendo amizade com vááááários outros porteiros, num grupo de zatzat…

- Pelamor… E por que eu deveria ficar feliz com isso? O que muda na minha vida?

- Ué, bocó: fique feliz porque o porteiro do prédio da Eduarda acabou de entrar pro grupo…

- Lourdinha!!! Você acaba de ganhar o BBB com 100%!!!








2 comentários:

  1. Adoro! Essa D. Lurdes é ótima. É um docinho

    ResponderExcluir
  2. Me surpreendeu,jamais podia imaginar q ela estavano quartinho monitorando tudo...

    ResponderExcluir

Xô papada!!

Um vídeo muito interessante pra ajudar a acabar com a papada !!